Mães Que Oram

Athcim! O inverno chegou…

Processed with Moldiv
Processed with Moldiv

Quando o inverno chega muita gente logo se prepara para passar uma boa temporada fungando o nariz, carregando lencinhos e andando sempre com alguns remédios no bolso. E ele começou oficialmente no domingo, já trazendo um friozinho daqueles!

Para evitar que esse período seja acompanhados por alergias e doenças típicas da época, vale ficar atenta a alguns cuidados que são úteis para toda família. Principalmente para as crianças, idosos e pessoas propensas a doenças respiratórias. E assim fazer do inverno uma estação marcada apelas pelas comidas gostosas, pela elegância das roupas e pelo aconchego!

Segundo o médico alergista, José Carlos Perini, Presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, as mudanças bruscas de temperatura que ocorrem ao longo do dia causam um estresse no corpo fragilizando a resistência orgânica. Por isso tanta gente acaba caindo de cama. Mas alguns hábitos, como se fechar dentro de casa, pode piorar a situação: “Esse enclausuramento por causa da temperatura é um fator de risco e facilita a proliferação de vírus pelo ambiente. Quando fazemos isso em casa também ajudamos os ácaros, fungos e mofo a proliferarem mais rapidamente”, disse.

A dica do alergista é justamente fazer o contrário daquilo que muita gente faz: abrir as janelas para deixar circular o ar no ambiente. É claro que não precisa deixar tudo escancarado o dia todo, mas é importante que haja uma troca de ar. Na hora do transporte também vale deixar uma fresta, da janela do carros ou do ônibus, abertas. E se a pessoa estiver com a imunidade baixa, pode se for o caso evitar aglomerações para evitar doenças. Para os alérgicos de plantão, outra dica interessante é lavar as roupas guardadas, especialmente aquelas usadas apenas durante o inverno, para evitar o acúmulo de mofo. O mofo, combinado com o clima seca, só piora a situação de quem já sofre com as baixas temperaturas.

Mas em caso de doença, o melhor é procurar um médico, especialmente para quem sofre de asma, bronquite e acaba pegando uma gripe que demora mais que o normal a sarar. “A pessoa que tem doença crônica deve ter o acompanhamento de um médico. No Brasil, apenas 10% a 15% das pessoas que têm asma usam os tratamentos adequados e é absurdo porque já há acesso gratuito a medicamentos”. E olha que mesmo assim, no Brasil, entre 2,5 mil e 3 mil pessoas morrem de asma todos os anos.

Fique atenta então a algumas dicas práticas que ajudam muito na hora de fugir dos efeitos do inverno:

Deus te abençoe!

Sair da versão mobile