Contato  do whatsapp Mães que oram

Minha Casa, Uma Nação!

Processed with Moldiv

Você sabe o que é nação?

Pare por um segundo para pensar. Você sabe responder a esta pergunta? Nação é um país? Um povo? Uma região geográfica? Bem, esses são alguns conceitos. Mas eu quero que você perceba que a sua família também é uma nação. Ficou complicado? Não se preocupe. Leia este texto até o final que vai fazer sentido.

O dicionário Aurélio define a palavra “nação” da seguinte forma: Conjunto de indivíduos habituados aos mesmos usos, costumes e língua. Estado que se governa por leis próprias. Casta, raça. Naturalidade, pátria. Seguindo esta lógica podemos entender que estamos falando da reunião de pessoas, geralmente do mesmo grupo étnico, que falam o mesmo idioma, possuem hábitos semelhantes, compartilham a história, o sangue e tradições. Já deu para perceber os indícios de que a sua família também é uma nação?

Pense na sua casa. Lá existem regras, costumes, pratos favoritos e até um jeito de falar característicos. Vocês possuem uma história, vivenciaram as próprias batalhas e se identificam como família. Neste ambiente, assim como qualquer nação, também existem os “governantes”. Você tem um palpite de quem eles são? Sim, são os pais. Os responsáveis por manter a unidade, criar um código de conduta, as leis que regem o espaço onde todos moram. E se tem governantes, é claro que também existem os cidadãos. É onde os filhos entram. Cada um pode ter as suas características peculiares, a individualidade, mas todos convivem dentro do mesmo espaço, em um mesmo contexto. Ainda que sejam pessoas tão diferentes, com os próprios quartos e manias! Assim como regiões, estados ou províncias, juntos vocês formam uma poderosa nação.

Mas um dia as crianças vão crescer, sair de casa e formar as suas próprias famílias. Elas serão as governantes das suas próprias nações. Porém, dentro de cada uma delas haverá sempre os conceitos aprendidos ao longo da vida. Os princípios, valores, as influências recebidas farão parte das memórias e das referências. Como mãe você está participando ativamente da formação de outras nações.

Existem nações que vivem em pé de guerra. Outras que são marcadas pela paz. Existem aquelas que lideram, outras são subjugadas. Em que tipo de nação você quer viver? Qual nação você quer formar? Que modelo você quer deixar como legado? Tudo isso está nas suas mãos. Como “governante”, você tem a missão de organizar a sua nação, implantando valores e princípios, mostrando o certo e o errado. Você também escolhe o lugar onde seus filhos vão estudar. As influências que eles vão receber, as pessoas com quem vão conviver. Sua nação, e as que sairão de dentro do seu lar, serão afetadas por cada pequena decisão que você toma. Criar um filho, manter um lar, não é algo que diz respeito apenas a sua própria casa. Existe um futuro envolvido.

Por isso eu te pergunto: qual tem sido a sua forma de governo? O que você tem ensinado aos seus filhos? Pense bem, pois outras nações também dependem de você.

Por Eiricka Braga.

© 2015 Microsoft Termos Privacidade e cookies Desenvolvedores Português (Brasil)