
“Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes”. I Pedro 3.8
Este versículo foi a base da pregação do Pr. Jeremias Pereira, da Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte, na reunião dessa semana. Mais uma vez ele foi o nosso convidado e foi maravilhoso aprender com ele.
Ele começou contextualizando quem era Pedro. Um homem simples, quase analfabeto, mas que teve um encontro decisivo com Jesus. Quando Pedro escreveu este versículo, aproximadamente 30 anos após a ressurreição de Cristo, ele estava sendo perseguido. A Igreja, recém-formada, sofria muitos ataques políticos e os apóstolos viajavam por todos os cantos pregando a Palavra, encorajando os novos crentes e solidificando os ensinamentos do Mestre.
Nesta parte do livro de Pedro, ele se dirigia às famílias, as orientando a viver melhor. E foi com base nessa passagem que o Pr. Jeremias compartilhou 5 ensinamentos práticos para vivermos dias felizes. Vamos a eles:
1- Cuide bem do que você fala. Segure a sua língua!
Dificilmente um ser humano vive mais do que 100 anos. Já um casamento costuma chegar no máximo a 7 décadas. Ou seja, provavelmente, as pessoas passarão mais tempos casadas do que solteiras. Por isso precisamos tomar cuidado com o que falamos com os nossos cônjuges, para não ferirmos, não magoarmos e não usarmos as nossas palavras para o mal. Temos que usar a nossa língua para o bem, e assim fazer um bom uso do tempo em família, escolhendo as palavras com sabedoria.
2- Ame a vida!
Para viver dias melhores precisamos cuidar das nossas palavras, mas também dos nossos pensamentos. Temos que pensar em fazer o bem. Temos que ter essa intenção em nossos corações. Uma maneira de fazer isso dentro de casa é falar palavras de benção para os nossos filhos e cônjuges diariamente. Que não tenhamos boas palavras e atitudes apenas em datas especiais, mas que seja uma prática cotidiana e intencional. Que possamos acordar pela manhã decididos a fazer o bem a alguém. Tenha atitudes boas que inspirem as pessoas. Isso é amar a vida.
3- Converse consigo mesmo
No Salmo 42.5 está escrito: “Por que está abatida, ó minha alma?”. O salmista estava conversando consigo mesmo, e neste versículo ele nos ensina a termos tempo para falarmos conosco. Podemos nos confrontar e também nos consolar. Para viver dias felizes precisamos nos acertar com a gente mesmo.
4- Aparte-se do mal
Pare de fazer o que está errado. Precisamos nos obrigar a abandonar as más práticas. Quando fazemos isso, passamos de um ambiente de maldição para outro de benção. Para fugir do mal precisamos ler a Bíblia, porque ela é um espelho para nós. Ela nos mostra o que está errado, e nos aponta o caminho dos acertos. Quer viver dias melhores? Então corra daquilo que causa o mal.
5- Pare de guerrear com as pessoas
Busque sempre a paz. Nenhum de nós somos bons. Apenas Jesus foi bom, e Ele pregava a paz, o perdão, a boa convivência. Por isso escolha perdoar, a não cultivar a amargura. Nem sempre as pessoas nos ferem intencionalmente, mas liberar o perdão é uma decisão que podemos e devemos tomar.
E para encerrar, vai mais uma dica: estenda a sua vida de oração. Jesus nos ensinou a orar sem cessar. Apenas assim é possível viver bem consigo e com os outros.
Que possamos guardar esse ensinamos no nosso coração e decidamos viver dias felizes!
Deus te abençoe

Processed with Moldiv